Artigos

Muito se fala sobre qualidade de vida. O que você pensa sobre o assunto?

Qualidade de vida
Joaquim Alberto Pereira

Muito se falou sobre o tema Qualidade de vida nestes últimos anos. Este tema foi alvo dos principais autores e consultores de várias áreas ligadas ao comportamento e desenvolvimento humano, nas empresas, nos lares, escolas, enfim onde quer que esteja alguém.

De fato, muito se falou e tudo parece ter sido esquecido. Esquecido porque é assim que muitos dos temas ligados ao comportamento são tratados: assim como para as roupas, a atenção de todos depende das tendências, da moda, do que dizem os especialistas do momento, e assim vai...

Mas, que tal voltarmos ao assunto? Será que nossas necessidades de um "bem viver" já foram satisfeitas? Será que todos temos em nossa vida a harmonia necessária para mantermos a saúde física, mental e espiritual? Será que já atingimos os nossos objetivos de "qualidade de vida"? Uma pergunta mais: será de que temos clareza do significado desta "qualidade de vida" para cada um de nós?

Minha crença é que falta muito para atingirmos uma forma de viver com qualidade. Por um simples fato: esta ocupação não tem lugar destacado na nossa lista de prioridades. Temos tantas outras coisas para fazer! Uma frase que tenho ouvido muito nos últimos dias e, quer saber, eu mesmo já andei dizendo isso, é: "nossa, quem diria, já estamos em dezembro, o ano 2000 está acabando e eu nem vi!"

Mas, o dia não continua tendo 24 horas? E a hora não continua tendo 60 minutos? E a semana, não continua tendo 7 dias?

Estamos sendo devorados pelo tempo, como adverte Cronos, o Deus grego, sem nos dar conta disso, pois não aprendemos a decifrá-lo.

Acredito que só poderemos viver com qualidade quando pararmos para pensar, quando reservarmos um tempo para nós mesmos, para nos alimentar adequadamente, para dormir o tempo necessário ao descanso, para estar com os filhos e saber de suas notas antes das tristes notícias de fim de ano, para cultivar as amizades, para ter alegria, para ler um livro ou ouvir uma música ao lado da família.


E não há receita para isso. Cada um deve fazer a sua reflexão e encontrar o ponto de equilíbrio entre todas as suas atividades e necessidades, o ponto onde tudo se torna ecológico.



Ecopsicologia | Artigos | Todo Ser | Fale Conosco